Video Shack digitaliza acervo da Firjan

Video Shack digitaliza acervo da Firjan

Os arquivos estarão disponíveis em três formatos para consulta, pesquisa e exibição na biblioteca da entidade.

Mais de 2.300 fitas e filmes serão convertidos para preservar a história da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.

A finalizadora carioca Video Shack venceu a licitação proposta pela Firjan para digitalização de todo acervo audiovisual de sua biblioteca. O acervo é composto por aproximadamente 1.735 horas de material gravadas nos formatos VHS, U-Matic, 1 Polegada, Betacam SP, 16 mm e em DVDs. Será o primeiro passo da entidade no seu projeto de media asset management (MAM).
Como as fitas e os filmes são muito antigos e estão arquivados há anos, antes da digitalização todas as unidades passarão por processo de limpeza e higienização para garantir a melhor qualidade possível na reprodução.

O trabalho não chega a ser uma restauração, mas prevê a limpeza de materiais com problemas de sujeira, mofo e até mesmo grudados. “As fitas são abertas uma a uma, limpas e desenroladas, num trabalho artesanal para deixa-las em condições de uso”, afirma Ricardo Langer, diretor técnico da Video Shack. “Iremos usar os melhores VTs disponíveis para salvar o conteúdo. As fitas U-Matic serão reproduzidas por decks da série BVU (Sony) e as fitas VHS por decks profissionais da série BR-S500U (JVC), que são raridades atualmente”, comenta Langer.

As fitas serão digitalizadas integralmente, sem seccionamentos por clipe, sendo que o conteúdo será classificado e catalogado pela biblioteca da entidade. Para essa segunda etapa, a Firjan possui biblioteconomistas treinados para integrar as informações de cada vídeo às ferramentas de pesquisa implantadas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *