CLOSED CAPTION

Produção de Serviço de Closed Captions (CC) e Legendas Descritivas

CLOSED CAPTION

Closed Captions (CC) e Legendas Descritivas - Acessibilidade Audiovisual em TV. A Legendagem Descritiva ou Legenda Oculta, também conhecida pela sigla CC, é um sistema de transmissão de legendas eletrônicas através do sinal de TV ou Cinema Digital.

Serviço de Closed Captions (CC) e Legendas Descritivas para TV. Legendas ocultas, Legendas para Surdos e Ensurdecidos, os Closed Captions (CC) podem ser reproduzidos por um televisor. 

Closed Captions em seus projetos para inclusão e acessibilidade em TV, Vídeos no Youtube, WhatsApp e Cinema 

Também em sala de cinema que possua função para tal. Elas tem como objetivo permitir que os deficientes auditivos possam acompanhar os programas transmitidos. As legendas ficam ocultas até que o usuário acione a função. Isto é feito no aparelho de TV, através de um menu ou de uma tecla específica para o comando.

O serviço é complementado, com a finalização dos recursos de acessibilidade em cópias XDCAM e HDCAM.  Estes recursos são para depósito legal conforme exigência dos editais da Cinemateca, MinC, SAV, CTAv, Ancine, EBC, TV Brasil.

Veja mais serviços para deficientes auditivos.

 

Suas aplicações vão além da TV e do Cinema, pois são muito usadas em ambientes coletivos. É possível entender o conteúdo do programa lendo o texto correspondente com o áudio em “mute”.

A VIDEO SHACK é uma empresa produtora de serviços de acessibilidade audiovisual para filmes, vídeos, TV e Cinema. Fazemos serviços de produção de Closed Captions – Legendas Descritivas.

 

Trabalhamos conforme as normas ABNT 15290 para recursos de acessibilidade em televisão e NOR 704 das TVs Públicas. Atendimento aos requisitos do FSA, PRODAV e PRODECINE.

Acessibilidade para TV, Cinema, Audiodescrição, Closed Caption e Libras
Serviço de Closed Captions (CC) e Legendas Descritivas para TV

Curiosidades sobre a produção

Uma das formas mais comuns de produção de legendas ocultas, ao vivo, são o por estenotipia informatizada e o de reconhecimento de fala.

No primeiro método (utilizado outrora na Rede Globo, atualmente no SBT, Band, Record, Cultura, TV Senado, TV Câmara, RedeTV!) os sons são registrados por um estenotipista (através de um estenótipo eletrônico) treinado para digitar em alta velocidade usando um teclado especial que representa letras e grupos de fonemas. 

Closed Captions (CC) e Legendas Descritivas - Acessibilidade em TV

O estenotipista registra o que ouve no mesmo momento em que o telespectador assiste ao programa em seu televisor. O estenotipista registra na maior parte das vezes, ao vivo (em directo), a legenda. E mesmo quando o programa é pré-gravado, a inserção da legenda se dá sempre ao vivo. Este método mais antigo foi criado nos Estados Unidos da América na década de 1970 e, há 10 anos uma empresa brasileira introduziu a estenotipia informatizada nos tribunais (reciclando o profissional da máquina mecânica para a eletrônica) e até hoje vem aperfeiçoando a sua teoria brasileira com o enfoque de formar profissionais habilitados a fazer um registro com qualidade em tempo real”

A Video Shack faz produção de Closed Caption em todos os formatos e sistemas de vídeo atualmente utilizados pelas emissoras de TV: Betacam, XDCam, HDCam, DVCam, etc. 



TRABALHOS RECENTES