Como ter acesso à audiodescrição na sua televisão - Video Shack Laboratório Audiovisual - Empresa de Acessibilidade para TV e Cinema

Saiba como ter acesso à audiodescrição na sua televisão

Este Recurso está disponível para emissoras que trabalham com sinal digital, a fim de beneficiar deficientes visuais. Entenda melhor sobre o recurso.

Conforme divulgação do Governo o recurso de audiodescrição é a narração, em um segundo canal de áudio. Assim sendo, irá explicar as imagens que estão aparecendo na tela da TV.

As emissoras com sinal aberto devem oferecer pelo menos 2 horas semanais de programação com audiodescrição. Certamente o recurso ajuda pessoas com deficiência visual a compreender melhor a programação. Ao passo que a medida beneficia diretamente 16 milhões de deficientes visuais do País.

O recurso está disponível nas emissoras que já trabalham com o sinal digital. Para ter acesso a ele, o usuário deverá apertar a tecla SAP no controle remoto do televisor. Em conclusão terá acesso ao segundo canal de áudio, com o intuito de trazer a descrição detalhada das cenas.

As regras para a audiodescrição na TV aberta, foram estabelecidas pelo Ministério das Comunicações em 2010. Em resumo,disponibilizou um cronograma detalhado de implantação gradual do recurso. A meta é que 120 meses depois de receber autorização para operar o sinal digital a emissora ofereça aos telespectadores pelo menos 20 horas semanais de programas com audiodescrição, na programação veiculada no horário compreendido entre 6h e 2h.

Fonte: Ministério das Comunicações

A Video shack é uma empresa que faz a produção do serviço completo de roteiro, gravação e mixagem de audiodescrição para filmes, cinema, programas de televisão, comerciais de TV. Além disso, também vídeos corporativos.

Clique na imagem AD - Audiodescrição abaixo e conheça os serviços.

audiodescrição

Curiosidades

Em museus ou em exposições de artes visuais, visitas com audiodescrição são utilizados para proporcionar acesso aos visitantes. Ao propósito de beneficiar os que são cegos ou possuem uma visão reduzida. Professores ou guias podem ser instruídos no sentido de utilizar a audiodescrição nas suas apresentações. A audiodescrição de eventos desportivos está a tornar-se cada vez mais comum, especialmente em estádios de futebol.

Fonte: Wikipedia
Gostou deste conteúdo? Curta nossa funpage.