Converta Seu Filme para DCP Cinema Digital

para você que não tem tempo a perder!​

O que é DCP Digital Cinema Package? DCP Digital Cinema Package é o pacote de arquivos digitais que é o padrão de distribuição e exibição do cinema digital no mundo, usado em festivais de cinema, circuitos comerciais e mais.

ENCODING DCP – ENCODE DIGITAL CINEMA PACKAGE

DCP Encoding Digital Cinema Package
Fitas VHS para DVD

Fazemos DCP Encoding Digital Cinema Package que é a codificação (encode) de filmes para salas de cinema com projeção digital.

Assim sendo, fazemos a produção para conteúdo e publicidade para sessões comerciais e festivais.

Explicando detalhadamente o que é DCP :

DCP Encoding Digital Cinema Package é o invólucro de arquivo digital que se tornou o padrão de distribuição e exibição. Principalmente do cinema digital no mundo, tanto nos festivais de cinema quanto nos circuitos comerciais.

O encoding (codificação) de filmes, trailers e comerciais é a masterização para arquivos DCP em resolução 2K ou 4K. O encode disponibiliza o filme no padrão atualmente adotado para projeção em salas de cinema digital, conforme determinado pelo DCI. www.dcimovies.com

O conteúdo original pode ser enviado em arquivos .MOV sem compressão ou em seqüências .TIFF. Analogamente, com áudio stereo 2.0 ou surround 5.1.

Decerto, a entrega do DCP é feita em Pen Dive, HD externo ou via FTP por internet.

A VIDEO SHACK Faz todo o pacote DCP - Encoding Digital Cinema Package e é uma empresa produtora de serviços audiovisuais para pessoa física e empresas, tais como: filmes, vídeos, TV e Cinema. Fazemos serviços de conversão e/ou digitalização de áudio, vídeo e slides em diversos formatos.

Somos empresa produtora. Realizamos Serviço de formatos para cinema

Um passado recente e a entrada do DCP Encoding Digital Cinema Package

Bitolas cinematográficas de 8mm, 16mm, 35mm e 70mm, as famosas películas? Entretanto, há quatro anos atrás, 2014, foi promovido o maior projeto de digitalização das salas de cinema do país. Pois a ANCINE, conseguiu aprovar financiamento para que mais de 700 salas de cinema pudessem fazer a migração.Tudo isso com recursos do BNDES.

A princípio, com a popularização dos equipamentos e a demanda mundial sobre cinema digital, entidades e órgãos governamentais realizaram debates. Isto com a finalidade de entender os desafios das novas tecnologias.

A ANCINE, em 2015, mostrou que o Brasil possuia 3.005 salas.

Divulgada em notícia da ANCINE, a matéria diz que quase todo o parque exibidor brasileiro, possui exibição com processo digital.

DCP-Encoding-cinema-package-sala-de-cinema

Dados interessantes sobre o serviço de DCP – Encoding Digital Cinema Packege

O comitê da indústria cinematográfica (chamado DCI) determina o padrão tanto para os arquivos de DCP quando para os projetores. Isto é, tudo o que é usado para exibição nos cinemas: 

RESUMO DAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

A pasta raiz do DCP contém vários arquivos, alguns usados para armazenar a imagem e o conteúdo de áudio. Similarmente outros arquivos usados para organizar e gerenciar toda a lista de reprodução.

Arquivos de imagem  MXF

As imagem podem ser armazenadas em um ou mais arquivos/rolos correspondentes a um ou mais arquivos MXF. Cada arquivo contém imagens JPEG 2000, dependendo do codec adotado.

  • As taxas de quadros suportadas são:

SMPTE (JPEG 2000)

  • 24, 25, 30, 48, 50, and 60 fps @ 2K
  • 24, 25, and 30 fps @ 4K
  • 24 and 48 fps @ 2K stereoscopic
  • Tamanho máximo de frames 2048×1080 for 2K DC, and 4096×2160 for 4K DC. 

Formatos mais comuns:

  • SMPTE (JPEG 2000)
  • Flat (1998×1080 or 3996×2160), ~1.85:1 aspect ratio
  • Scope (2048×858 or 4096×1716), ~2.39:1 aspect ratio
  • HDTV (1920×1080 or 3840×2160), 16:9 aspect ratio
  • Full (2048×1080 or 4096×2160)
  • 12 bits per pixel precision (36 bits total)
  • XYZ colorspace
  • bit rate máximo 250 Mbit/s (1.3 MBytes per frame at 24 frame/s)

Arquivos de  audio MXF

O conteúdo do som também é armazenado em bobinas/arquivos, correspondendo a bobinas/arquivos de imagem em número e duração. No caso de recursos multilíngües, são necessários arquivos/rolos separados para transmitir diferentes idiomas. Cada arquivo contém uma essência PCM linear.

  • A taxa de amostragem é de 48.000 ou 96.000 amostras por segundo
  • precisão da amostra de 24 bits
  • Mapeamento linear (sem companding)
  • Até 16 canais independentes.

As completas especificações técnicas divulgadas pela DCI estão neste link em anexo: DCI Movies

O DCP também é chamado de padrão DCI, pois em verdade o DCP não é uma extensão de arquivo, e sim vários arquivos em extensão MXF. Muitas vezes se fala em DCI Cinema ou DLP, por causa da tecnologia dos projetores.

 

Participe de nossa newsletter e fique sabendo de promoções e conteúdos interessantes.

Veja algumas dicas para o exibidor e o realizador da industria audiovisual:

Projetor Digital - DCP

Ou seja, muita atenção sobre a exibição digital. Em resumo, os principais festivais do Brasil e do mundo já usam o DCP – Encoding Digital Cinema Package.

Em suma, com a tecnologia digital, acreditamos que rapidamente, com o uso do computador, podemos realizar tarefas que eram demoradas. Em conclusão, é preciso checar e rever as cópias, antes de encaminhá-las ao evento. Arquivos digitais correm o risco de terem informações corrompidas, por isso é importante fazer tudo com antecedência para o caso de pedir nova cópia ao realizador.

Afinal, o arquivo digital DCP – Encoding Digital Cinema Package é o indicado para os filmes digitais. Portanto, você pode faze-lo com a Vídeo Shack. Somos uma empresa experiente, com profissionais capacitados.

O DCP.

É uma etapa que combina a seqüência de imagens e arquivos de áudio para criar uma pasta contendo os arquivos MXF, com áudio e vídeo e alguns arquivos XML com metadados.

Aceitamos todos os cartões e boleto bancário