Serviço de Digitalização de Acervos Audiovisuais MAM

Digitalize seus Acervos Audiovisuais

para você que não tem tempo a perder!​

Aceitamos todos os cartões e boleto bancário

DIGITALIZAÇÃO DE ACERVOS AUDIOVISUAIS (MAM)

digitalização de acervos audiovisuais

Media Asset Management - Recupere seu acervo e arquive de forma correta

Digitalização, catalogação e gerenciamento de acervos audiovisuais, incluindo indexação por meta-dados. Decerto, elaboramos projetos de MAM (Media Asset Management) para acervos de video, áudio, fotos e documentos.

Principalmente, temos como objetivo a preservação dos ativos de imagem e som.
Por isso, integramos a estrutura da nossa CENTRAL TÉCNICA DE VIDEOTAPE e disponibilizamos os principais formatos de videotape. Por certo, todos são utilizados em acervos corporativos e broadcast para digitalização e ingest:

Betacam, U-Matic, HDCam, XD-Cam, S-VHS, DVCam, Betamax, 8mm dentre outros.

Sem dúvida, dependendo do estado de conservação do acervo, oferecemos serviços de HIGIENIZAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FITAS MOFADAS.

A VIDEO SHACK Digitaliza seu Acervo Audiovisual e é uma empresa produtora de serviços audiovisuais para pessoa física e empresas, tais como: filmes, vídeos, TV e Cinema. Fazemos serviços de conversão e/ou digitalização de áudio, vídeo e slides em diversos formatos.

Preservação Audiovisual

A Preservação de Filmes tem como objetivo principal cuidar dos materiais audiovisuais em seus diversos formatos – fílmicos (filmes em película), videográficos (fitas de vídeo) e digitais (arquivos digitais).

Curiosidades dos serviços de digitalização de acervos, arquivos audiovisuais

Principais características dos documentos audiovisuais:

Se caracterizam por conter sons e/ou imagens em movimento dispostos em um suporte, sendo fita cassete, fita Beta, CD, DVD etc. Ao contrário de um documento escrito ou fotográfico, os suportes, para serem gravados, transmitidos e compreendidos, necessitam de um dispositivo. Para escutarmos um disco de vinil, por exemplo, é necessário que o disco seja lido por um equipamento compatível com esse suporte, no caso, com um toca-discos.

Nesse sentido, há, portanto, sempre um dispositivo que cumpre o papel de intermediário entre o suporte no qual está armazenado o conteúdo do documento e o ouvinte/espectador.

 

Conservação preventiva

Quando tratamos de preservação de vídeo, áudio e documentos, duas etapas são essenciais e complementares: conservação preventiva e digitalização.

A Video Shack possui mais de 20 anos de experiência no mercado audiovisual e broadcast e preza pela segurança dos serviços de digitalização. A digitalização é o processo que mais se aproxima de uma preservação de longo prazo. Por isso, sua funcionalidade e efetividade só alcançam bons resultados se vier acompanhada de um trabalho eficaz em conservação preventiva. Essa é nossa maior prioridade.

Alguns métodos de conservação implicam em uma alteração do objeto, que é fisicamente modificado, enquanto que no campo da conservação preventiva são traçadas estratégias para provocar alterações nos elementos que cercam o objeto.

A conservação dos acervos audiovisuais, de forma direta atua modificando algumas características do próprio objeto, na maior parte dos casos usando técnicas de restauração, ao passo que na conservação preventiva os esforços ficam todos concentrados no ambiente que circunda o objeto.
Por isso não perca tempo, faça a digitalização do seu material com quem você pode confiar, a Vídeo Shack

Participe de nossa newsletter e fique sabendo de promoções e conteúdos interessantes.
Digitalização e repositório digital

A preservação de longo prazo só pode ser plenamente alcançada no campo digital, por alguns motivos principais. Primeiramente, em função de sua codificação binária na qual as informações vêm sob a forma de números (sempre zero e um) os arquivos digitais podem ser copiados com precisão matemática.

Em segundo lugar, e diretamente relacionado ao primeiro ponto, no campo digital não ocorrem perdas de informação quando da passagem de um sistema para outro.

Comparando com o campo analógico, quando geramos uma cópia de uma fita cassete, por exemplo, por melhores que sejam a fita, os equipamentos e os acessórios envolvidos no processo, sempre haverá perda de informações, algo que é, na maior parte das vezes, perceptível para o ouvinte/espectador.

Digitalize seu acervo audiovisual para arquivos digitais. Reaproveite seus espaços físicos, ocupados com seus programas e vídeos.

Dessa maneira, Finalmente, no campo digital, os dados digitais podem ter sua integridade verificada e, dentro de certo limite de erros, serem recuperados.

Meta-dados

Para que as informações sejam facilmente identificáveis e recuperáveis, um repositório digital deve operar juntamente a um sistema de meta-dados confiável. Os meta-dados, além de melhor identificarem um objeto, facilitam a sua busca, recuperação e visualização, como por exemplo: índice, palavras-chave, datas, autor, personagens, número de capítulos, código de registro bibliográfico, etc. Além disso, permitem que tanto os técnicos de arquivo quanto o usuário final atribuam um sentido às informações (contexto, valores etc.). Quanto à sua localização, os meta-dados podem ser gerados automaticamente, associados ao próprio arquivo ou criados manualmente.