U-Matic

O U-matic foi um formato de videocassete analógico introduzido pela Sony em 1971, usando fita de ¾ de polegada e um tambor de cabeça de vídeo helicoidal. Foi o primeiro formato de videocassete, e todos os formatos de fita de vídeo anteriores eram compatíveis.

Faça digitalização de suas fitas de filmadoras antigas com a Vídeo Shack, temos mais de 20 anos de experiência em audiovisual.

Digitalização de U-Matic. Recupere, converta e transforme seus vídeos antigos em DVD ou arquivos digitais: MP4, MPEG, WMV, MOV ou AVI.

Ele foi originalmente planejado para uso doméstico, portanto, o primeiro modelo que poderia gravar tinha um sintonizador de TV embutido e madeira nas laterais do gabinete – embora não tivesse um cronômetro embutido, um cronômetro separado estava disponível em 1972. No entanto, talvez pelo alto preço, ele se tornou o padrão para fins industriais, educacionais e de demonstração, continuando a ser usado por mais de 25 anos. Também foi amplamente utilizado na produção de televisão, particularmente para a coleta de notícias no local.

Para evitar gravações acidentais, um pequeno botão vermelho pode ser removido do cassete.

Uma versão de banda alta foi lançada na década de 1980 (chamada de BVU ou Broadcast Video U-Matic) seguida por U-matic SP (Superior Performance) antes de ser largamente substituída pela Sony Betacam SP nos anos 90.

Dois tamanhos de cassete estavam disponíveis, o menor ( U-matic S ) com capacidade de até 20 minutos de vídeo e adequado para gravação em campo.

U-matic S (para ‘Small’) era um tamanho menor de fita de vídeo de cassete U-matic , introduzido em 1974 para uso em decks de gravação compactos por equipes de reportagem de televisão.

Os primeiros decks U-matic de carga máxima aceitam os cassetes menores somente com o auxílio de um adaptador. Mais tarde, os decks de carregamento frontal podem aceitar fitas de formato S diretamente, já que as fitas têm um slot na parte de baixo que percorre uma guia. Geralmente, as fitas S-matic S tinham tempos de gravação não superiores a 20 minutos, embora também estivessem disponíveis fitas S de 30 minutos com fita adesiva mais fina.

U-matic
Gostou deste conteúdo? Curta nossa funpage.
Facebook Pagelike Widget